LCD Dedetização

INEA: UN000943/556110

Tel.: (21) 2228-0085 / 2228-0086 / 2261-8922
(21)98801-6184 / (22)99842-2210
contato@lcddesinsetizacao.com.br
Orçamento sem Compromisso

Pulgas


Achatados lateralmente, na fase de adulto são ecotoparasitas de aves e mamíferos, tendo seu ciclo de vida dividido em ovo, larva, pupa e adulto. São hematofagos alimentam-se de sangue. Embora mundialmente sejam conhecidas 2.500 espécies, no Brasil apenas 59 foram, até o presente, assinaladas. Entre as espécies de pulgas existem as penetrantes e as semi-penetrantes. Espécies semi-penetrantes são as que se fixam nos respectivos hospedeiros exclusivamente por meio de lacínias, deixando o tórax e o abdome a descoberto. Todas as espécies de pulgas penetrantes estão incluídas no gênero tunga que introduzem, obrigatoriamente, a cabeça, o tórax e parte do abdome nos tecidos dos hospedeiros. Uma das espécies deste gênero de pulga e conhecida vulgarmente denominada de bicho-de-pé. Apesar de ambos os sexos serem hematófagos, apenas a fêmea penetra nos tecidos dos hospedeiros, lá se alimentando de líquido tissular e sangue.

Biologia
A fêmea fertilizada procura ficar sobre a superfície do solo em busca de um dado hospedeiro. No homem, penetra rapidamente na epiderme, principalmente na sola, calcanhar, cantos dos dedos (dos pés e das mãos), bordas das unhas e espaços interdigitais.

A penetração torna cada vez mais dolorosa à medida em que aumenta o volume do corpo, em razão da produção de ovos e, especialmente, quando a pulga se localiza sob as unhas do paciente. Em alguns dias, com o neosoma alcançando o tamanho máximo, a fêmea inicia a postura de ovos (100-200 por dia), eliminando-os como bolas de canhão. Ao fim de alguns dias (15, mais ou menos), toda a carga de ovos (3.000 aproximadamente) estará eliminada e a fêmea morre e sai ou é destruída pela reação do hospedeiro. Excepcionalmente, alguns ovos retidos no interior da epiderme liberam, no próprio local, larvas de 1º estágio. A postura de ovos é diretamente influenciada pelo aumento de temperatura direcionada ao sítio infestado.

O ciclo completo, de ovo a adulto, realiza-se em 17-25 dias. Os ovos no chão úmido e sombreado darão origem às largas que se alimentam de detritos orgânicos, alguns centímetros sob o solo.